- A diarreia geralmente ocorre como resultado de uma infecção bacteriana ou viral. Outra causa comum é a intoxicação alimentar ou intolerância alimentar.
- A diarreia crônica ocorre em pessoas com doenças no intestino grosso, como doença de Crohn ou colite.
- Na maioria das vezes, a diarreia desaparece sozinha, mas dependendo do que está causando a doença, ela pode ser tratada com medicamentos.
Depois de um banquete particularmente gorduroso ou de um surto de gripe, a diarréia geralmente aumenta sua presença gasosa, inchada e desconfortável. Um período geralmente consiste em movimentos intestinais soltos e aquosos que surgem repentinamente. Pessoas com diarreia geralmente hesitam em ficar longe de um banheiro.
Normalmente, a diarreia ocorre devido a um vírus, como a gripe estomacal, no sistema digestivo. Não dura mais do que alguns dias. No entanto, aflições frequentes ou de longo prazo podem indicar outras doenças crônicas no intestino grosso (ou cólon).
Aqui estão as 12 causas mais comuns de diarreia…
Infecção bacteriana ou viral
Infecções por bactérias, vírus ou parasitas geralmente causam diarreia súbita (clinicamente conhecida como diarreia aguda). A Mayo Clinic lista o vírus Norwalk, citomegalovírus, rotavírus e hepatite viral como algumas das infecções virais mais comuns que causam diarreia. Outro comum é o norovírus. Health.com observa que houve vários surtos desse vírus em locais próximos, incluindo navios de cruzeiro, asilos, escolas e prisões, porque ele se espalha muito rapidamente de pessoa para pessoa. Felizmente, os insetos estomacais de infecções virais tendem a sair do corpo em poucos dias.
Semelhante às infecções virais, existem muitas infecções bacterianas que podem entrar no corpo por meio de água ou alimentos contaminados (infecções do trato digestivo que se espalham por alimentos ou água são chamadas de doenças transmitidas por alimentos). O Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais lista Campylobacter, Escherichia coli, Salmonella e Shigella como os mais comuns por causar diarreia.
As infecções bacterianas não desaparecem rapidamente por conta própria sem tratamento. O NIDDK também observa que algumas pessoas podem ter problemas para digerir certos alimentos, como carboidratos, lactose ou proteínas, após sofrerem uma infecção.
Intoxicação alimentar
Você notará rapidamente depois de ler esta lista que alimentos e água contaminados são as principais portas de entrada para bactérias, vírus e parasitas entrarem em seu corpo e causarem diarreia. Também pode causar vômitos e dor de estômago.
Os culpados mais comuns são E. coli, Salmonella, Campylobacter, Shigella e Listeria. Essa bactéria é comumente encontrada em alimentos, incluindo ovos, carnes cruas e mal cozidas, mariscos, leite não pasteurizado e vegetais crus. Eles também podem entrar em alimentos que não são armazenados adequadamente.
Sempre foi produzido bem antes de comer. Seja diligente ao cozinhar carnes, aves e peixes. Você deve sempre lavar bem as mãos antes e depois de manusear os alimentos e certifique-se de limpar todas as superfícies que entraram em contato com os alimentos.
Diarréia do viajante
A diarreia do viajante refere-se ao fato de que tantas pessoas adoecem com diarreia aguda quando viajam para o exterior. Outro apelido é “a vingança de Montezuma”, diz Health.com. Como muitas das outras causas nesta lista, a diarreia do viajante ocorre devido à ingestão de alimentos ou água contaminada com bactérias, vírus ou parasitas. Muitas vezes acontece porque seu corpo não está acostumado com os micróbios encontrados em outros países e dependendo de onde você está, suas práticas de higiene podem ser diferentes.
Há muitos passos que um viajante pode tomar para evitar a diarreia. “Normalmente, o conselho é ter cuidado: se não conseguir descascar, não coma. Sem água da torneira e sem gelo ”, diz Lawrence Schiller, MD, ex-presidente do American College of Gastroenterology, ao Health.com. Certifique-se de que a comida esteja bem cozida, beba bebidas engarrafadas, não escove os dentes com água da torneira, não coma de vendedores ambulantes e pergunte a um médico sobre antibióticos profiláticos ou outros medicamentos antes de viajar.
Intolerância alimentar
Uma das intolerâncias alimentares mais comuns é a intolerância à lactose, um açúcar (lactose) encontrado em todos os produtos lácteos. “As pessoas que têm dificuldade em digerir a lactose têm diarreia depois de comer laticínios”, diz a Mayo Clinic. Essa intolerância alimentar pode piorar com a idade, pois o nível de enzimas que ajudam a digerir a lactose diminui após a infância.
Outra intolerância alimentar comum é a frutose (o açúcar encontrado nas frutas e no mel). É encontrado em bebidas como refrigerantes, bem como em adoçantes artificiais como sorbitol, xilitol e manitol, comumente encontrados em gomas de mascar e outros produtos sem açúcar. Eles podem causar diarréia em pessoas saudáveis, diz a Mayo Clinic.
Uma alergia a soja, grãos de cereais, ovos e frutos do mar também pode causar diarréia.
Gripe estomacal
A gripe estomacal, também conhecida como gastroenterite, é causada por um vírus. Embora nos refiramos a isso como gastroenterite, tecnicamente não é “gripe”. Os vírus da gripe estomacal mais comuns são o rotavírus e o norovírus. “A gastroenterite também pode ser causada por uma bactéria ou um parasita. Geralmente, você pode cuidar de sua gripe estomacal com tratamento em casa ”, diz VeryWell Health.
Crianças pequenas, idosos ou qualquer pessoa com sistema imunológico comprometido devem ser monitorados cuidadosamente. Eles têm um risco maior de ficarem desidratados enquanto estão doentes. Fique de olho em qualquer outra complicação.
Certos medicamentos
Ironicamente, um medicamento usado para tratar e curar nossos corpos, como antibióticos, pode causar diarréia. Isso ocorre porque os antibióticos destroem bactérias boas e ruins no corpo, o que perturba o equilíbrio natural, diz a Mayo Clinic. Como resultado, isso aumenta as chances de uma pessoa se infectar com Clostridium difficile.
Outros medicamentos conhecidos por causar diarreia são medicamentos contra o câncer, certos medicamentos para pressão arterial e antiinflamatórios não esteróides, bem como antiácidos com magnésio.
Síndrome do intestino irritável
A síndrome do intestino irritável (SII) é uma das principais causas de diarreia. Esse distúrbio causa uma série de sintomas que geralmente ocorrem ao mesmo tempo. Estes incluem inchaço, diarréia, constipação e desconforto geral. Health.com explica que esses sintomas variam dependendo da pessoa. Algumas pessoas com SII apresentam mais diarreia, enquanto outras tendem a ter mais constipação. Mais frequentemente, as pessoas com SII alternam entre os dois.
Embora a causa exata da SII seja desconhecida, os especialistas acreditam que existe alguma ligação com a forma como o cérebro se comunica com o intestino, bem como mudanças no equilíbrio das bactérias intestinais. Infelizmente, não há muito que uma pessoa possa fazer sobre a SII. A medicação ajudará a manter os sintomas sob controle e um diário alimentar pode identificar quais alimentos desencadeiam seus sintomas. Certos alimentos (por exemplo, fast foods ou alimentos altamente processados) são conhecidos por piorar os sintomas.
Doença inflamatória intestinal
A doença inflamatória intestinal (DII) é frequentemente confundida com a SII, provavelmente devido ao fato de seus nomes serem tão semelhantes. No entanto, eles são completamente diferentes (para saber mais sobre suas diferenças, leia nosso artigo Tudo a saber sobre a síndrome do intestino irritável vs. doença do intestino irritável). As pessoas com DII terão danos estruturais ou algum tipo de dano físico ao sistema digestivo. É também um termo genérico para doença de Crohn e colite ulcerosa. Health.com explica que ambas as condições causam inflamação do trato digestivo, inibindo a capacidade do corpo de absorver e fornecer nutrientes.
Embora essas duas condições sejam bastante diferentes, a doença de Crohn pode ocorrer em qualquer parte do trato gastrointestinal, enquanto a colite ulcerativa atinge apenas o revestimento do cólon. Ambos resultam em diarréia. “Os especialistas não têm certeza do que causa as duas condições, mas parece que a genética e o sistema imunológico estão envolvidos”, escreve a fonte. Não há cura ou tratamento eficaz real para qualquer condição.
Doença celíaca
A doença celíaca é uma doença autoimune que afeta apenas 1% da população, observa Health.com. Semelhante ao IBS, os especialistas não têm certeza do que causa a doença celíaca, mas é claro que os sintomas pioram quando as pessoas com doença celíaca comem glúten. Um dos sintomas mais comuns associados à doença celíaca é a diarreia. Outros sintomas incluem inchaço, fadiga, náuseas, vômitos, constipação, gases e perda de peso.
A melhor maneira de tratar a doença celíaca é seguir uma dieta sem glúten. Isso é importante porque os efeitos da doença celíaca podem ser extremamente prejudiciais. A doença celíaca pode levar a “danos no revestimento do intestino, anemia e dificuldade em absorver todos os nutrientes de que você precisa”, escreve Health.com. Uma vez que uma pessoa corta o glúten de sua dieta, seus sintomas devem diminuir, incluindo a diarréia.
Parasita
Os parasitas são pequenos organismos como vírus ou bactérias que entram no corpo por meio de alimentos ou água e se instalam no trato digestivo, explica o NIDDK. As pessoas pegam parasitas enquanto viajam, em peixes crus ou mal cozidos, ou carne bovina e suína mal passadas. Uma vez infectado, pode causar diarreia. Os parasitas conhecidos por causar diarreia são Cryptosporidium enteritis, Entamoeba histolytica e Giardia lamblia.
Sean Drake, MD, internista geral do Henry Ford Health System em Sterling Heights, Michigan, diz ao Health.com que algumas infecções são piores do que outras. É extremamente importante procurar atendimento médico se notar sangue nas fezes ou se a diarreia durar muito tempo.
Distúrbios endócrinos
Os distúrbios endócrinos mexem com os hormônios do corpo, o que causa diarreia. Um dos distúrbios endócrinos mais comuns é o diabetes. “[De] 20 a 25 por cento das pessoas com diabetes de longa data têm diarréia crônica, principalmente se não cuidarem bem de [seu diabetes]”, diz o Dr. Schiller ao Health.com.
Outro distúrbio endócrino causador de diarréia comum é uma tireoide hiperativa (hipertireoidismo). “A glândula tireoide localizada na frente do pescoço ajuda a controlar o metabolismo”, diz o Dr. Drake ao Health.com. “[Uma tireóide hiperativa] pode causar perda de peso, tremores e palpitações cardíacas. Também estimula o trato gastrointestinal a se mover muito rapidamente.” Outro distúrbio endócrino que causa diarreia é a doença de Addison, que ocorre quando o corpo não produz cortisol suficiente ou outros hormônios da glândula adrenal.
Felizmente, o Dr. Drake aponta que muitos desses distúrbios têm tratamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas, incluindo a diarreia.
Cirurgia abdominal
Às vezes, as pessoas podem desenvolver diarreia após passar por cirurgia abdominal no apêndice, vesícula biliar, intestino grosso, fígado, pâncreas, intestino delgado, baço ou estômago, observa o NIDDK.
Tratamento: Medicação antidiarréica
A diarreia geralmente não requer tratamento, mas algumas pessoas optam por medicamentos de venda livre para ajudá-las a se sentirem melhor. As opções mais comuns são a loperamida (Imodium), que retarda o movimento dos alimentos pelo intestino, e o subsalicilato de bismuto (Kaopectate, Pepto-Bismol) para equilibrar a forma como o fluido se move pelo trato digestivo.
Antes de tomar esses medicamentos, leia atentamente as instruções. Esteja atento a quando tomá-los e quanto. WebMD adverte que tomar mais do que o rótulo sugere não fará com que funcionem melhor ou mais rápido. Esses medicamentos não são para quem está com febre ou fezes com sangue. Além disso, não dê Kaopectate ou Pepto-Bismol a crianças, pois pode causar sérios problemas de saúde.
Tratamento: Antibióticos
Se a diarreia durar muito tempo, você provavelmente precisará consultar um médico para determinar a causa subjacente. O tratamento dependerá do que está causando a diarreia. Se for o resultado de uma infecção ou parasita, você provavelmente precisará tomar antibióticos. A Cleveland Clinic observa que pode ser devido a uma condição específica como IBS, IBD, doença de Crohn ou colite ulcerativa. Nesta causa existe medicação específica para estas condições.
A mesma fonte observa que os probióticos às vezes também podem ajudar a restabelecer um bioma saudável para combater a diarreia. “A introdução de probióticos pode ser útil em alguns casos e alguns profissionais de saúde acham que vale a pena tentar”, escreve a fonte. Sempre consulte um médico antes de iniciar um probiótico ou qualquer suplemento.
Como controlar a diarreia em casa
Na maioria das vezes, a diarreia desaparece sozinha, sem qualquer tratamento. A maior preocupação com a diarreia é que as pessoas perdem muitos líquidos e podem facilmente ficar desidratadas. WebMD sugere descansar bastante, beber muitos líquidos e estar atento ao que você está comendo. Beba água, caldo ou suco de frutas ao longo do dia. Apontar para 8 a 12 xícaras por dia enquanto estiver doente.
Embora não haja nenhum alimento específico que possa tratar a diarréia, os médicos não recomendam mais seguir a dieta BRAT (banana, arroz, purê de maçã e torrada). Embora essas ainda sejam boas escolhas, WebMD observa que existem outras opções. Batatas, manteiga de amendoim lisa, frango ou peru sem pele e iogurte são possíveis remédios para dores de estômago. Evite alimentos que piorem a diarreia ou os gases. São alimentos gordurosos ou fritos, alimentos condimentados, frutas e vegetais crus, bebidas com cafeína, feijão e repolho.