Skip to main content

Piores alimentos para comer com diabetes tipo 2

By ActiveBeat Português

O diabetes é uma condição crônica que afeta milhões de adultos e crianças em todo o mundo e continua a aumentar. É uma doença grave que coloca as pessoas em risco de consequências graves, como doenças cardíacas, renais, cegueira e outras complicações. Parte do gerenciamento dessa condição é saber quais alimentos representam uma ameaça aos níveis de açúcar no sangue.

Para pessoas com diabetes, o supermercado pode se tornar um campo minado. Muitos alimentos aparentemente “saudáveis” que são ricos em vitaminas são realmente perigosos para aumentar o açúcar no sangue, então a melhor coisa a fazer é se informar sobre quais alimentos e ingredientes evitar. Para facilitar as coisas, compilamos uma lista abrangente e, embora alguns deles possam ser surpreendentes, outros realmente não deveriam ser. Aqui estão 12 alimentos que são ruins para diabetes tipo 2

Evite Álcool

A Healthline diz que as pessoas com diabetes devem ser “particularmente cautelosas” quando se trata do consumo de álcool, pois o álcool pode piorar as complicações da doença ao afetar a função hepática – particularmente seu papel na regulação do açúcar no sangue.

A fonte também explica que o álcool pode interagir negativamente com certos medicamentos para diabéticos. Sugere conversar com seu médico sobre a melhor abordagem medicamentosa, mesmo que você raramente beba bebidas alcoólicas.

Cortar Carnes Gordas

Health.com explica que, como as pessoas com diabetes correm maior risco de doenças cardíacas, elas devem tentar evitar carnes com alto teor de gorduras saturadas (carne vermelha em particular).

O site também diz que você deve tentar evitar carnes empanadas ou fritas. Carnes processadas (como carne de charcutaria embalada) podem ser “carregadas com sódio” também devem ser riscadas da sua lista de alimentos seguros para comer, acrescenta.

Enviar embalagem de lanches embalados

A EveryDay Health explica que, embora os lanches embalados sejam convenientes quando você está em trânsito, eles geralmente contêm gordura trans – que é considerada a pior ofensora do mundo da gordura porque aumenta os níveis de colesterol não saudável.

Esses lanches embalados e assados, como batatas fritas, biscoitos, rosquinhas e bolos, muitas vezes também escondem altos níveis de açúcar, farinha processada, sódio e conservantes que não são adequados para a dieta do diabetes, acrescenta. A fonte diz que “nenhuma quantidade” de gorduras trans é segura quando você tem diabetes, mas acrescenta que os produtos com menos de 0,5 grama não precisam listá-lo em seus rótulos – então procure óleos parcialmente hidrogenados, que são uma fonte de gordura trans.

Não se queime com frituras

É difícil evitar alimentos fritos – eles estão praticamente em todos os lugares que você vira em nosso mundo de ritmo facial. Eles também são, infelizmente, muito deliciosos. No entanto, como adverte EveryDayHealth.com, “exagerar nas coisas gordurosas pode engordar e causar caos no açúcar no sangue”.

Alimentos fritos comuns incluem batatas fritas, frango frito e batatas fritas, acrescenta. Lembre-se também de que muitos desses itens são fritos em óleos hidrogenados “que são carregados com gorduras trans não saudáveis”, adverte.

Não brinque com o arroz

Embora o arroz seja uma maneira barata de encher a barriga, Health.com diz que definitivamente não é a melhor opção para pessoas com diabetes. No entanto, a fonte realmente se concentra em como o arroz branco é realmente um risco de diabetes, em vez de um alimento a ser evitado quando você já foi diagnosticado.

Diz que quanto mais arroz branco você come, maior o risco de desenvolver diabetes tipo 2, com base em uma revisão de 2012. O estudo mostrou que o risco de diabetes aumentou 11% para cada porção diária adicional de arroz branco, acrescenta a fonte. Procure arroz integral ou selvagem se não quiser desistir desse grão, sugere.

Vá envelhecer em frutas secas

Estamos um pouco surpresos com isso – mas, de acordo com o EveryDay Health, não é bom para quem tem diabetes tipo 2. A fonte admite que as frutas secas são uma ótima fonte de fibras e nutrientes, mas observa que o processo de desidratação removeu a umidade – então você pode acabar comendo demais.

E só porque é um produto natural, não significa que seja seguro devorá-lo, acrescenta. “Embora beliscar passas ou damascos secos seja melhor para você do que comer um biscoito, ainda fará seu açúcar no sangue disparar”, alerta a fonte. Fique com frutas frescas como morangos e pêssegos, sugere.

 

Smoothies de frutas podem ser ásperos

Este talvez não seja tão surpreendente. Pode ser uma maneira saudável de obter nutrientes, mas também pode “ser um desastre açucarado se você tiver diabetes”, observa Health.com.

A fonte diz que um smoothie de frutas de 28 onças de uma empresa americana líder em smoothies contém até 510 calorias e 92 gramas de carboidratos. Resumindo, estão cheios de açúcar, acrescenta a fonte. Ele sugere fazer seu próprio smoothie (incluindo vegetais como couve ou frutas com baixo teor de açúcar, como maçãs ou frutas vermelhas).

Saia da Trilha

Health.com também observa que a mistura de trilha é um caminho ruim para descer se você for vulnerável a picos de açúcar no sangue. Diz que a mistura de trilha comprada na loja contém frutas secas, que já dissemos que podem ser um lobo em pele de cordeiro.

Na verdade, apenas as nozes na mistura de trilha são seguras para diabéticos, e apenas com moderação, acrescenta. Se você deseja misturar, tente fazer sua própria mistura de sementes, nozes e amêndoas com pequenas quantidades de coco sem açúcar adicionado, sugere a fonte.

Desnatar laticínios de sua dieta

A EveryDay Health diz que os laticínios integrais podem aumentar os níveis de colesterol LDL (ou “ruim”) e sobrecarregar o coração, devido ao teor de gordura saturada. No entanto, deixando de lado os problemas cardíacos, diz que a pesquisa mostrou que as gorduras saturadas podem levar a problemas com os níveis de glicose no sangue.

Ele diz para evitar creme de leite integral, iogurte integral, sorvete e cream cheese. Veja se você pode encontrar versões com gordura reduzida ou sem gordura, acrescenta. Vale a pena notar que ainda há algum debate nessa área, com alguns estudos prospectivos bastante recentes afirmando que laticínios integrais podem realmente reduzir o risco de diabetes. Converse com seu médico ou nutricionista para obter as informações mais recentes.

Cuidado com o seu amido

A American Diabetes Association diz que, embora alguns vegetais sejam ricos em vitaminas, minerais e fibras, eles também podem ser ricos em amido, o que não é tão bom para quem tem diabetes porque pode aumentar a glicose no sangue. “As melhores escolhas não têm adição de gorduras, açúcar ou sódio”, explica.

Os vegetais “amiláceos” mais seguros para os diabéticos experimentarem, de acordo com a fonte, incluem pastinaca, banana, batata, abóbora, bolota e abóbora, ervilhas e milho.

Mantenha o café simples

Health.com reconhece que o café às vezes não é mais apenas café – existem tantas variedades sofisticadas por aí, e muitas delas são carregadas com extras como chantilly e xarope que podem transformar sua simples xícara de Joe em um milk-shake.

Por exemplo, diz que um Frappuccino de 16 onças de uma cadeia líder de café pode acumular 500 calorias e 9 gramas de gordura. “Você pode considerar uma guloseima como ‘apenas café’, mas as versões misturadas podem aumentar a glicose no sangue”, alerta a fonte. Se você realmente gosta do seu café de marca, pelo menos experimente um tamanho menor ou uma versão leve ou sem gordura, sugere. Ajuda se você estiver andando enquanto bebe ou dê um passeio depois, acrescenta.

Seja criterioso com as sobremesas

Sabemos que alimentos açucarados como bolo de chocolate e outras coisas doces (incluindo refrigerante) podem lhe trazer alegria temporária em um dia difícil, mas os resultados a longo prazo podem ser prejudiciais à sua saúde geral se você tiver diabetes.

Esses itens feitos de açúcar processado são “considerados carboidratos de baixa qualidade”, o que significa que eles realmente não oferecem muito em termos de nutrição, além de aumentar o açúcar no sangue. Por mais difícil que seja resistir a guloseimas como essas, a fonte diz para obter sua dose doce de frutas que contêm fibras para facilitar a absorção de glicose.

ActiveBeat Português

Contributor

Fitness & Ernährung

Explore

Everything You Need To Know About LASIK Surgery
By ActiveBeat Author Your Health

Everything You Need To Know About LASIK Surgery

Laser eye surgery, also known as LASIK, is a life-changing procedure. Former eyeglasses and contact lens wearers report being able to see perfectly once again, enjoying the freedom of clear vision. And just recently, one of the best things about LASIK is skilled doctors offering their services for much cheaper than before. Why? It’s a […]

Read More about Everything You Need To Know About LASIK Surgery

4 min read